Rede de Divulgação Científica
DO INSTITUTO DE BIOLOGIA DA UFF
SOBRE
A RedeBioUFF é a Rede de Divulgação Científica do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (I.B-UFF). Ela é composta por diversos projetos e ações de divulgação científica vinculados a um dos seis programas de pós-graduação desenvolvidos no âmbito do Instituto. Os projetos integram a Rede de forma voluntária e espontânea, refletindo o compromisso coletivo com a democratização do conhecimento científico produzido no I.B.
A organização da RedeBioUFF, enquanto rede integrada de divulgação, está sendo conduzida pela jornalista e doutora Aline Angel, no contexto de sua pesquisa de pós-doutorado. Seu trabalho busca consolidar a Rede como uma estrutura articulada de divulgação científica, fortalecendo sua atuação e ampliando seu alcance junto à sociedade. O principal objetivo da Rede é fomentar a popularização da ciência e centralizar, em um domínio on-line (site), as diversas iniciativas e ações de divulgação científica realizadas no Instituto de Biologia. Essa centralização visa facilitar a difusão e o acesso público ao conteúdo produzido, promovendo maior visibilidade e impacto social das atividades desenvolvidas.
Entre os anos de 2017 e 2021, a RedeBioUFF lançou a revista homônima RedeBioUFF, que teve sete edições dedicadas à popularização da ciência. A publicação foi editada por Aline Angel durante seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI-UFF). A revista destacou pesquisas de ponta, saberes produzidos no Instituto e em instituições parceiras, além de iniciativas de divulgação científica inovadoras.
Dando continuidade a esse trabalho, no segundo semestre de 2025, a RedeBioUFF lançará uma nova publicação intitulada Cadernos de Divulgação Científica e Acessibilidade. Com formato de resumos, a publicação será voltada especialmente para os alunos dos programas e cursos de graduação e pós-graduação do I.B-UFF. Seu objetivo é tornar o conteúdo científico mais acessível a todos os públicos, por meio de uma linguagem clara, inclusiva e acessível. Todos os resumos apresentados em português contarão com tradução em Libras e também com versões em formato de áudio, promovendo a acessibilidade comunicacional e a inclusão de pessoas com diferentes necessidades e perfis de aprendizagem no acesso à ciência.